Euro faz 20 anos como moeda oficial da União Europeia
Neste primeiro dia de 2019, o euro faz 20 anos como moeda oficial da União Europeia.
A 1 de janeiro de 1999, o Euro tornava-se, oficialmente, a moeda de mais de 300 milhões de pessoas. Dia e ano em que foi fixada a taxa de câmbio.
Em termos de política monetária, as moedas nacionais, como o escudo em Portugal, deixaram de ter uma existência independente.
Três anos de adaptação se seguiram, e só em 2002 é que as notas e as moedas Euro começaram a circular de mão em mão, em 19 países europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda e Portugal.
A nota de 500 euros
Vinte anos depois, o Banco Central Europeu anunciou o fim da nota mais valiosa do conjunto todo, a de 500 euros. A partir de 27 janeiro, os bancos centrais da zona do euro vão parar de emitir notas de € 500. Apelidadas de “notas Bin Laden”, a União Europeia considera que a nota mais valiosa facilita atividades ilegais.
A medida é para todos, com execeção da Alemanha e da Austria, as quaias têm, até abril, de deixar de usar as notas roxas.
As notas de € 500, que circulam atualmente, vão continuar, no entanto, legais, e poderão ser usadas como modo de pagamento.