Você sabe as diferenças entre os horários do Brasil e Itália?
É normal ficar confuso sobre o fuso horário da Itália para o Brasil. Isso acontece principalmente porque, além do Brasil ter dois fusos (horário de Brasília e de Manaus), os dois países possuem horário de verão em épocas diferentes, embora em ambos a mudança acontece entre março e outubro.
Por convenção, o Meridiano de Greenwich divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude e determinar o fuso horário do mundo inteiro. Por ele, o Brasil é -3 horas do Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido, enquanto a Itália é +1, ou seja, em um cenário em que nenhum dos dois estiverem em horário de verão, a diferença é de 4 horas.
Entretanto, desde 26 de março a Itália está com o horário de verão, ou seja, a diferença entre os países de 4 para 5 horas de diferença.
Muitos países no mundo adotam o horário de verão, normalmente adiantando o relógio no começo da primavera e voltando ao normal no outono. Enquanto no Brasil o horário de verão começa em outubro e termina em março, na Itália ele entra em vigor entre março e abril.
Este ano a Itália entrou no horário de verão deve voltar ao seu horário normal em 29 de outubro. Já o Brasil deve entrar em horário ainda em 18 de outubro, deixando a diferença entre os dois países de 3 horas por quase duas semanas.
É importante lembrar que a Itália está entre o UTC+1 e UTC+2 e segue o horário da Europa Central. O horário oficial do país, assim como no Brasil é o da capital, ou seja, Roma. Ficou confuso com as contas? Fizemos uma tabela para você entender melhor:
Quer saber mais sobre cidadania e acompanhar dicas sobre a Itália? Entre em contato conosco!