Nova regra da UE sobre segurança de dados muda convocação em Consulados
Para controlar a exploração de dados privados dos internautas, a União Europeia criou uma nova regulamentação focada na segurança e privacidade dos dados. Em vigor desde maio de 2018, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) é uma legislação criada pelos Conselhos dos países da União para melhorar os direitos a privacidade de dados dos cidadãos.
A medida impôs uma série de obrigações de segurança e privacidade às organizações que armazenam e processam informações pessoais. Elas têm a finalidade de impedir sites de acessar, corrigir e apagar dados pessoais, mesmo que o processamento de dados não ocorra em um estado membro da União Europeia.
Os Consulados Gerais Italianos no Brasil também tiveram que se adaptar às novas regras e mudaram a forma de convocar as pessoas da suas respectivas listas de espera para reconhecimento de cidadania iure sanguinis (ou seja, por documentação de ancestralidade).
O maior Consulado Geral Italiano, localizado na cidade de São Paulo, anunciou no mês passado que a partir do segundo semestre de 2018 as convocações não seguirão mais uma lista nominal de chamada. Para a requisição de cidadania iure sanguinis, as pessoas deverão apresentar uma confirmação de agendamento de acordo com o ano do pedido original. Quem não enviar o pedido de agendamento a tempo será removido da fila.
Até o dia 30/09/2018, o Consulado receberá os pedidos de agendamento de quem entrou na fila em 2006. Os requerentes deverão enviar um e-mail ao endereço eletrônico sanpaolo.agenda@esteri.it, anexando o formulário em anexo (veja as regras clicando aqui). Caso os requerentes não enviem o e-mail até a data estipulada, os mesmos perderão a vez na lista e terão que esperar mais 12 anos para uma nova chamada.
Se você é um dos convocados e prefere não arriscar sua vez na fila, entre em contato com a Fattobene! Nós auxiliamos no processo da sua família para você poder aproveitar todos os benefícios da tão sonhada cidadania europeia!