Vacinas aceitas na Itália e Green Pass
Atualmente, as vacinas aceitas na Itália, são todas aquelas aprovadas pela European Medicines Agency (EMA).
Das vacinas que são aplicadas no Brasil, a Itália considera a Pfizer, Moderna, Astrazeneca e Janssen (Johnson e Johnson).
Essas vacinas são extremamente necessárias para circular na Itália e demais países da União Europeia, pois com elas você pode obter o Green Pass ou Certificazione Verde (passaporte/certificado verde), que te dá direito de acessar ambientes internos como restaurantes, shows, eventos, festas, universidades, unidades de saúde e, até mesmo, transporte público.
O Green Pass é solicitado na entrada dos locais e, sem ele normalmente a locomoção e passeios das pessoas ficam bem limitados.
Quem pode emitir o Green Pass?
A Certificação hoje em dia, é digital e pode ser validada com aplicativo e QR Code. Há também a possibilidade de conseguir a versão impressa. As duas tem a mesma validade.
Se você for cidadão italiano, você pode emitir o seu Green Pass com a sua Tessera Sanitaria (cartão de saúde italiano) ou documento de identidade. Pode-se obter a certificação verde de COVID-19 sem usar identidade digital (SPID ou CIE).
Se você se vacinou no Brasil ou no exterior ou então se vacinou em uma Azienda Sanitaria Locale (ASL, é como um centro de vacinação, na Itália) também é possível obter o certificado.
Além de ter tomado a vacina, também é exigido o teste recente negativo para Covid-19 ou que o indivíduo tenha se infectado e recuperado da doença nos últimos seis meses.
Para iniciar o processo para emitir o seu certificado, você tem que ter o seu esquema de vacinação completo (ter tomado todas as doses exigidas pela fabricante da vacina que é aceita na Itália) e baixar o Certificado de Vacinação (Em Inglês), emitido pelo SUS, no Brasil.
Nós, da Agência Fattobene, auxiliamos você, diretamente do nosso escritório na Itália, para obtenção do seu Green Pass. Qualquer dúvida, entre em contato conosco!