Origem da pizza marguerita
Quem não ama pizza? Nos quatro cantos do mundo as pessoas comem e se deliciam com pizzas maravilhosas, de todos os tipos. A famosa pizza marguerita tem uma história de criação muito diferenciada das demais pois foi criada para bajular a rainha de Nápoles!
O pizzaiolo responsável pela criação da receita foi Rafaelle Esposito, chef reconhecidíssimo italiano de uma taberna chamada Pizzeria di Pietro e Basta Così, no século XIX, inaugurada em 1780.
A taberna na época era considerada uma das melhores de Nápoles em relação as suas receitas de pizza! Por conta disso, Esposito foi chamado para preparar uma pizza exclusivamente para a Rainha Margherita e o Rei Umberto I, que estavam viajando para Nápoles.
A pizza criada foi uma homenagem ao nome da Rainha Margherita Maria Teresa Giovanna, pois levou o seu nome, que depois abrasileiramos para marguerita.
Alem disso, Esposito criou a pizza com os ingredientes escolhidos para remeter as cores da bandeira italiana: usou o vermelho do molho de tomate, o branco do queijo mussarela e o verde do manjericão!
Eles amaram a receita e até enviaram uma carta depois para o Esposito agradecendo: a pizza se tornou um sucesso e todos queriam comer a mesma pizza famosa Margherita que a Rainha degustou. Até hoje somos aficionados por este sabor maravilhoso, uma das receitas mais famosas e com história mais marcantes do mundo da pizza.
A receita original da pizza não leva tomate e sim o molho e também ficou conhecida como a primeira pizza que utilizou mussarela no mundo! Daí em diate a maioria das pizzas seguiu esse padrão de utilizar mussarela e molho de tomate como base das receitas. Hoje em dia a pizzaria, que agora se chama BRANDI, ainda está aberta e tem até uma placa de comemoração de 100 anos da criação da pizza margherita: