Ferragosto: as férias italianas
Ferragosto é a comemoração do feriado católico da Assunção de Maria em vários países: marca a elevação/aceitação de corpo e alma de Virgem Maria, na glória celeste.
Na Itália o feriado cai no dia 15 de agosto, porem os italianos aproveitam para emendar o mês inteiro nas férias de verão, aproveitando as altas temperaturas que chegam a mais de 35°C nesta época do ano.
O feriado de Ferragosto, foi criado em 18 a.C. por Otávio Augusto, primeiro imperador de Roma (que inclusive é do nome dele que vem o nome do mês de agosto) e o termo provem do latim “feriae Augusti” (descanso de Augusto).
Ele criou este feriado para ser um período de descanso e para comemorar o fim do trabalho agrícola e colheitas realizadas em julho.
Festivais e corridas de cavalos eram organizados em todo o Império, e os animais de tração, isentos de trabalhar nos campos, eram adornados com flores. Além disso, era costume que, naqueles dias, os lavradores desejassem sorte aos fazendeiros, recebendo uma gorjeta em troca.
Fonte: italia.org.br
Quando Otávio Augusto criou o feriado, ele era comemorado no dia 1º de agosto, porem por conta do feriado da Igreja Católica, agora se comemora no dia 15.
Nos dias atuais, na Itália, muitos estabelecimentos fecham na semana inteira do dia 15, e as vezes até o mês inteiro!
Se você está de viagem na Itália durante o mês de agosto fique atento, pois normalmente cidades não litorâneas ficam desertas: todo mundo corre para o litoral para aproveitar o calor.
Vale verificar nos sites oficiais dos locais que deseja visitar para saber quais dias eles estarão fechados, pois alguns fecham somente dia 15, outros estendem até o final do mês para aproveitar as prais ensolaradas, almoços e passeios de verão.