O banco mais antigo do mundo é italiano: conheça o Monte Dei Paschi
O banco chamado Monte dei Paschi foi fundado em 1472 em Siena, na Itália e é o banco mais antigo do mundo em funcionamento.
A sede do Monte dei Paschi, em Siena, contem centenas de obras de arte e variados documentos históricos de grandíssimo valor, colhidos durante os 549 anos de existência. Ele fica dentro do Palazzo Salimbeni, grande palácio de estilo gótico.
Vale notar que a instituição é mais antiga que a própria Itália! O banco foi criado originalmente para fazer empréstimos aos mais pobres, em que era coletado dinheiro para distribuir para caridade. Os cidadãos de Siena colocavam os rendimentos das terras como garantia contra empréstimos para agricultura e infraestrutura da cidade.
Hoje em dia o Monte dei Paschi já tem milhares de agências espalhadas pela Itália e no exterior, com mais de 4,5 milhões de clientes.
O banco criado no século XV já passou por alguns apuros e acusações de má administração e teve de ser “resgatado” algumas vezes, mas tudo garante que depois de seis séculos ainda será possível mantê-lo, para o bem histórico e social da Itália.