Entenda quem pode entrar na Itália de voos vindos do Brasil
Desde o dia 15 de janeiro, as fronteiras da Itália estavam fechadas para todas as pessoas que circularam ou permaneceram no Brasil nos últimos 14 dias. A medida determinava que ninguém poderia entrar no país, até mesmo os próprios italianos, caso tivessem circulado ou permanecido no Brasil. A determinação era que a medida fosse mantida até o dia 15 de fevereiro.
Diante da pressão de muitas famílias italianas e também de italianos que estavam fora do país e não conseguiam retornar às suas casas, agora no dia 13 de fevereiro, o então Ministro da Saúde da Itália Roberto Speranza fez uma nova atualização que abrandou um pouco as regras e liberou a entrada de acordo com os seguintes requisitos:
Podemos observar que as pessoas que conseguirem entrar na fronteira italiana, tanto de avião, navio, trem, carro ou ônibus, podem ser submetidas à três testes de COVID-19, sendo o primeiro antes de embarcar e o ultimo depois de 14 dias de quarentena obrigatórios. O Teste realizado ao entrar na fronteira italiana pode ou não ser solicitado, de acordo com o que as autoridades no dia achem pertinente.
Lembramos que as restrições vem devido a necessidade que o Governo italiano encontrou para desacelerar a propagação da COVID-19, assim como também pela existência de mutações do vírus oriundos de pessoas do Brasil.
As regras não são somente para o Brasil, a Áustria também está tendo restrições para entrada na Itália neste decreto.
Desta vez a nova atualização está em vigor até o dia 05 de março deste ano, mas podemos esperar que ela seja mantida/renovada durante mais alguns meses, conforme vem acontecendo desde janeiro.
Fonte: ordinanza 13 di febbraio.