5 dicas imprescindíveis para arrumar emprego na Itália
Parte da equipe da Agência Fattobene trabalha e vive na Itália já há muitos anos e separamos algumas dicas para você, brasileiro que está procurando emprego na nossa querida terra italiana.
ATENÇÃO! Lembramos inicialmente que para um brasileiro trabalhar na Itália, ele precisa ter ou o permesso de soggiorno, ou um visto que preveja a autorização de trabalho ou a própria dupla cidadania de algum país da União Europeia. Ficou com dúvidas sobre as permissões para trabalhar? Entre em contato conosco!
Contratos de trabalho na Itália
Na Itália, existem os contratos de trabalho por tempo indeterminado e por tempo determinado. Os contratos por tempo determinado são muito comuns e significam que você fará um trabalho por um período com data para acabar: trabalhar em uma loja pelo período de um ano ou durante o verão, por exemplo. A maioria dos empregadores usam este tipo de contrato aqui. Já os contratos de trabalho indeterminados (sem uma data de finalização) são um pouco mais difíceis de se conseguir, porem você terá alguns benefícios, como por exemplo poder fazer financiamentos. Muitas empresas na Itália começam contratando por tempo determinado, e depois se for o caso renovam o seu contrato ou alteram para um contrato de tempo indeterminado. Muitos brasileiros que já estão a mais tempo na Itália, buscam concursos públicos, onde se pode concorrer a diversas vagas e setores, garantindo assim uma maior estabilidade.
Sabemos que muitos de nós brasileiros, buscando uma melhor qualidade de vida, ao viajarmos para a Itália, nos deparamos com uma realidade não tão fácil de encarar: algumas pessoas não conseguem se inserir no mercado de trabalho de forma rápida! Ou seja, não é só porque você se mudou, que imediatamente encontrará um emprego, mesmo que tenham muitas ofertas de trabalho no mercado italiano.
Não desanime! Muitos conseguem sim trabalhos de forma rápida, mas você deve estar preparado! Por conta disso nós da Agência Fattobene separamos cinco dicas imprescindíveis para que você tenha mais oportunidades, lembrando que nada vem fácil, como em qualquer outro local do mundo, então necessitará sim que você faça um esforço e tenha um tempo de preparação! Então vamos as dicas:
DICA 1 – Estude Italiano
Nossa dica mais importante de todas e talvez a mais indispensável: estude italiano! Por mais que você seja bom, tenha diplomas, certificados e seja atualizado naquilo que você faz, se você não tiver pelo menos o básico de língua italiana, você estará em muita desvantagem em relação aos outros candidatos na hora de concorrer a um cargo, seja em qualquer área. Lembre-se de que muitos italianos podem estar concorrendo a uma vaga com você, e eles tem o beneficio da língua.
Antes de se mudar, ou no seu tempo livre, sempre tente estudar e treinar seu italiano, pois a maioria das vagas de emprego vão necessitar que você tenha diálogos com outras pessoas, clientes e funcionários. Se engana quem acha que chegando na Itália, tendo somente português e até mesmo o inglês fluente conseguirá emprego com muita facilidade – pode até conseguir – mas saiba falar italiano e suas chances se equipararão aos demais!
Seja persistente nesta dica, elencamos ela como a mais importante, pois é realmente a primeira coisa que vão notar ou perguntar na hora de te contratar. Foque em ver filmes, novelas, séries e ler em italiano, jogue jogos em italiano, deixe seu celular e computador configurados com italiano se for preciso e procure profissionais qualificados para te ensinarem, pois este é um investimento que indicamos para você que quer viver e pretende trabalhar na Itália.
Em época de quarentena, muitos cursos de língua estão se tornando online, se você planeja se mudar para a Itália, já esta morando lá ou apenas gostaria de aprender italiano, faça o nosso curso de italiano e aproveite o momento!
DICA 2 – Crie uma rede de contatos brasileiros
Se você mudou recentemente para a Itália e está a procura de emprego, a segunda dica é para que você entre em contato com comunidades locais de brasileiros que já moram na Itália há mais tempo que você, ou se tiver um familiar/amigo já morando lá é bem importante você pedir conselhos e indicações. Eles vão saber as maiores dificuldades e a realidade do local, vão dar boas dicas, assim como também normalmente sempre indicarão vagas entre si. Alem, é claro, que se você não fala perfeitamente italiano, bem mais fácil ter alguém por perto que te ajude falando português!
É sempre bom conhecer alguém que já esta morando lá há mais tempo, pois essa pessoa vai conhecer o comércio local e vai talvez até já ter trabalhado ou conhecido alguém que pode te indicar para uma vaga. O melhor lugar para conseguir este contato prévio seria talvez em redes sociais: participe de grupos de brasileiros que moram na Itália, e não só isso, procure por grupos de brasileiros que moram na região/cidade que você pretende morar. Pois a realidade de cada região da Itália em relação as ofertas de empregos podem mudar muito.
DICA 3 – Tenha um LinkedIn
Sim, na Itália, assim como em muitos países, o LinkedIn é uma fonte profissional de informações suas em relação a todos os seus cursos profissionalizantes, sua formação e todas as funções e locais em que já trabalhou. É uma plataforma própria para negócios, como um currículo online, em que quanto mais relações interpessoais (conexões) você tiver, e mais atualizadas e completas suas informações forem, mais vantagens você terá no momento de concorrer a uma vaga. Muitas empresas oferecem empregos diretamente pelo LinkedIn, fazendo buscas na rede de dados do site!
Segue dicas de como configurar o seu linkedIn da melhor forma:
- Capriche nas suas informações pessoais e no seu resumo: se apresente, fale de seus interesses profissionais, defina sua área de atuação e inclua informações de contato.
- Um perfil sem foto não é atrativo, então escolha boas fotos de perfil e de capa: elas devem lembrar o seu profissionalismo, ou seja, não coloque uma foto do almoço de domingo!
- Use palavras-chave! Pense no seu ramo e no que as pessoas interessadas buscariam. Faz com que encontrem seu perfil com mais facilidade.
- Personalize a URL do seu perfil: fica mais fácil e adequado de compartilhar o seu link se ele tiver o seu nome ou o nome da sua empresa (exemplo: /seunome ou /suaempresa).
- Peça recomendações: quando uma conexão faz uma recomendação sua, conta muito! Se você não tiver nenhuma… comece a fazer recomendações de antigos empregadores, quem sabe eles retribuam!
- Faça parte de grupos e siga empresas, pois isso mostrará seu engajamento e te trará visibilidade. Só tenha cuidado para não participar de discussões e brigas, pois pode prejudicar sua imagem.
- Não cometa erros de português… Fique atento e antes de atualizar alguma informação, sempre confirme aquela palavra que ficou na dúvida de como se escreve!
- E por ultimo: mantenha seu LinkedIn sempre atualizado!
Siga o perfil da Agência Fattobene no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/agenciafattobene
DICA 4 – Passa Parola (indicação)
Ainda temos que contar com a indicação que é importante em todos os lugares, e na Itália não é diferente! Então complementando a dica número dois, faça sim muitos contatos (aquele famoso networking) e procure socializar, pois sempre terá alguém que possa te indicar para uma vaga. A indicação conta muito e pode inclusive ser um diferencial para você: empresas usam a indicação como uma forma de recrutamento e muitos profissionais de RH buscam indicações, obviamente que alinhado ao atendimento dos pré-requisitos para a vaga.
DICA 5 – Se cadastre na central de empregos da sua região
A última dica, porém de extrema importância é que cada região da Itália tem um site oficial do governo chamado Agenzia del Lavoro que se trata de uma agência de trabalho central na qual você pode se apoiar no momento de buscar/conseguir um emprego.
Separamos aqui algumas imagens do site oficial da cidade de Perugia, que fica na região da Umbria (localizada geograficamente no centro da Itália), mas você deve acessar o site da região de onde você esta morando ou de onde deseja conseguir o emprego.
Neste site, a pessoa deve primeiramente fazer um cadastro, depois tem muitas funcionalidades bacanas para acessar, mas destacamos o Servizi Online (tradução: serviço online):
Depois, clique em Cittadini (tradução: cidadãos):
E nesta parte do site você terá algumas opções sobre como buscar uma oferta de trabalho; cadastrar seu currículo; ver o status de uma vaga que você esta pleiteando com outros concorrentes; pegar modelos de cartas de apresentação, entre outras funcionalidades:
Quando você clicar em Consulta le Offerte di Lavoro (tradução: consulte as ofertas de emprego) você será redirecionado para uma página com muitas vagas, contendo suas descrições e condições. Você pode procurar por uma vaga em específico e filtrar sua busca de acordo com o que você está procurando:
Existem também os sites de empresas privadas na Itália que tem as mesmas funções e você pode acessar para aumentar o seu leque de vagas.
Dicas extras na hora da sua entrevista: uma entrevista de emprego na Itália funciona de forma muito parecida com a do Brasil, perguntam sobre você, sobre suas qualificações, para ver se você tem o perfil para a vaga. Você fala com o entrevistador e depois é apresentada para a pessoa que está fazendo a seleção na empresa. Afinal, conta bastante a questão da empatia.
Esperamos ter ajudado com nossas dicas! Se este conteúdo de alguma forma foi útil para você, não esqueça de compartilhar com seus amigos, familiares, nas suas redes sociais e para outras pessoas que também estão procurando emprego na Itália!